Como impulso significa dizer que instintos e pulsões são a força propulsora da ação. O ser humano é complexo, cada pessoa tem um sistema individual, cada um de nós temos um jeito de lidar com as frustações, altos e baixos.
Devemos tentar buscar um equilíbrio entre as vidas pessoais, profissionais e amorosas, evitar criar elevada expectativa em cima de fatos imprevisíveis.
Existem fatores que influenciam a motivação humana:
- Equilibrio interno
- Estímulo ou incentivo
- Comportamento ou ação
- Necessidades
- Tensão
- Satisfação
São fatores satisfacientes, pois quando são ótimos, provocam satisfação. Devemos ter uma ambição saudável, não obsessiva, muitos pensamentos são validos nesta questão de definir qual a sua motivação.
Um exemplo de motivação é a hierarquia das necessidades de Maslow, a fome, sede, sono, abrigo, são necessidades humanas, ou seja, necessidades fisiológicas, temos a necessidade de segurança e a busca de proteção contra a ameaça ou privação, fuga do perigo. Necessidades sociais relacionadas com a vida associativa do indivíduo junto a outras pessoas, necessidade de estima e a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia, isto é, auto-avaliação, auto-estima, a satisfação dessas necessidades conduz a sentimentos de auto-confiança, valor, força, prestígio, poder, capacidade a utilidade. A de auto-realização leva a pessoa a desenvolver seu próprio potencial e se realizar continuamente como ser humano ao longo de toda vida.
Fonte: Administradores.com.br
Postado por Amanda Priscila