Criatividade: palavra chave para o recurso humano

quarta-feira, 9 de junho de 2010

 Todos nós sabemos que as empresas são organismos vivos e que na verdade não existem empresas, mas pessoas, com objetivos em comum dando vida a uma idéia, projeto e até a uma máquina e ou equipamento. Na atualidade, por questões de sobrevivência, percebemos uma grande demanda das empresas com relação à busca da criatividade e inovação, mas cabem alguns cuidados.

Criatividade como habilidade indispensável para ser cultivada do ponto de vista dos indivíduos e da organização, especialmente neste momento da história, marcado fundamentalmente por mudanças e alta competitividade.

Não é uma ferramenta, e sim uma resposta para atingi-la. No entanto, percebemos que em alguns setores não foi investido o suficiente, ou ainda continuam investindo num modelo tradicional de recursos humanos que não atende mais as expectativas da empresa, através de programas de treinamento extremamente mecanicista e centralizadores.

A criatividade como busca de resultados, agregando valor ao dia a dia em adequação de procedimentos, melhoria de produtos, serviços, soluções de problemas, etc. Devemos pensar em treinamento como uma educação estratégica como desenvolver ações criativas, se ainda temos programas de treinamento que estão mais para adestramento do que desenvolvimento.

Na criatividade destacam-se três grandes áreas:
  • Características das pessoas altamente criativas;
  • Habilidades cognitivas do pensamento criativo;
  • Ambiente social favorável ou inibidor à expressão da criatividade.

A criatividade é uma das expressões da capacidade inesgotável do homem de transformar o seu meio sócio-cultural. Enquanto a criatividade empresarial, a manifestação dela está circunscrita aos objetivos organizacionais e deve ser direcionada para o alcance desse fim, intimamente relacionado à estratégia de inovação como condição para a sobrevivência da empresa.

Postado por: Amanda Priscila

Assédio Moral

terça-feira, 8 de junho de 2010

Consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, tornando o ambiente de trabalho desagradável, insuportável e hostil, ensejando em muitos casos o pedido de demissão do empregado, que se sente aprisionado a uma situação desesperadora, e que muitas vezes lhe desencadeia problemas de saúde de ordem orgânica e psíquica. É importante lembrar que um ato isolado de humilhação não é assédio moral.

O assédio moral no trabalho não é um fato isolado. Para recuperar a dignidade, o respeito no trabalho e a auto-estima, deve ser informado aos representantes dos trabalhadores do seu sindicato, das CIPAS, das organizações por local de trabalho (OLP), Comissões de Saúde e procura dos Centros de Referência em Saúde dos Trabalhadores (CRST e CEREST), Comissão de Direitos Humanos, dos Núcleos de Promoção de Igualdade, das Oportunidades e de Combate a Discriminação em matéria de emprego e profissão que existem nas Delegacias Regionais do Trabalho.

O que fazer diante do assédio moral:
  1. Resistir: anotar com detalhes toda as humilhações; 
  2. Organizar: O apoio é fundamental dentro e fora da empresa;
  3. Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante síndica;
  4. Exigir por escrito, explicações do ato agressor e permanecer com cópia da carta enviada ao D.P. ou R.H e da eventual resposta do agressor. Se possível mandar sua carta registrada, por correio, guardando o recibo;
  5. Procurar seu sindicato e relatar o acontecido para diretores e outras instancias como: médicos ou advogados do sindicato assim como: Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina (ver Resolução do Conselho Federal de Medicina n.1488/98 sobre saúde do trabalhador);
  6. Recorrer ao Centro de Referência em Saúde dos Trabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo;
  7. Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas.

           www.assediomoral.net/
Postado por: Aurino Ximenes

Seleção de Pessoas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

É selecionar o indivíduo em destaque, ou seja, aquele que está mais intimamente ligado com as necessidades do cargo. Para se garantir uma seleção de sucesso é imprescindível que o profissional de recursos humanos tenha efetuado uma análise de cargos atualizada, que auxilie diretamente no recrutamento e garanta uma seleção correta. O processo seletivo nem sempre é o mesmo, embora o seu objetivo final seja a escolha de um candidato que esteja adequado às necessidades da empresa. A seleção do pessoal varia de acordo com o cargo que precisa ser preenchido.

A quantidade de etapas, assim como a complexidade do processo dependem de como é o grau de exigência e o tipo de cargo, em que precisa ser selecionado um candidato. Os processos seletivos, em média possuem de duas há oito etapas, sendo estas eliminatórias, com a finalidade de se chegar ao candidato com o perfil mais aproximado com o das qualificações exigidas pelo cargo. Durante a realização das etapas de um processo seletivo, ocorre a aplicação de alguns instrumentos que colaboram para se chegar ao candidato ideal.

Os principais elementos são as entrevistas, (não estruturadas e estruturadas), a busca de referências, as provas de conhecimentos ou de capacitação, os testes de personalidade, os testes de habilidade cognitivos, os testes de desempenho e integridade e a aplicação de técnicas de simulação.

As entrevistas são um dos métodos mais comumente utilizados e que permitem ao selecionador extrair um grande número de informações do candidato. Apesar de constituírem o instrumento mais utilizado em processos seletivos, e trazerem um grande número de informações, as entrevistas nem sempre são eficazes.
Nos processos seletivos que têm esse enfoque, o currículo, os diplomas e o domínio de idiomas falam mais alto que  a essência humana – e como conseqüência, os conflitos não tardam a aparecer, ou então pode também ocorrer o inverso, de acabar, omitindo algo importante.

Postado por: Amanda Priscila

Quem somos

Fazemos parte da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) do curso de Gestão de Recursos Humanos, no 2º período da turma A 2009.2.

Autora do blog

Amanda Priscila
Joseneide Mendes

Mensagem Especial

"O segredo do sucesso é seu diferencial. Invista sempre em você"

Autora da mensagem: Joseneide Mendes.

Seguidores